10.9.12

Tortilha de batata e brócolos


{Uma refeição completa numa só fatia…um pouco de verdes: brócolos, hidratos carbono q.b.: batatas e proteínas: ovos}



Ingredientes (4 doses):
350gr de batatas
8 ovos
Fio de azeite
1 ramo de rosmaninho
1 dente de alho
1 ramo de brócolos (médio)
75 ml de natas
Sal grosso q.b.
Pimenta preta moída q.b.


Preparação:1-Descasque e lave as batatas, de seguida corte-as em rodelas com cerca de 0,5cm de espessura. Coza as batatas em água, com um fio de azeite, o ramo de rosmaninho, o dente de alho e uma pitada de sal grosso, cerca de 20 minutos. Escorra as batatas e reserve.
2-Lave os brócolos e corte as cabeças (para esta receita só necessário as flores dos brócolos, guarde o resto para caldo ou sopa). Leve ao lume um tacho com água, quando a água começar a ferver introduza as cabeças dos brócolos e coza-as por 5 minutos. Escorra e reserve.
3-Unte uma forma tarteira com gordura (azeite ou manteiga) ou forre com papel vegetal de cozinha. Faça uma camada com as rodelas de batata de forma a cobrir o fundo da forma. A seguir, distribua as cabeças de brócolos sobre as batatas.
4- Coloque numa taça os ovos, as natas, sal grosso a gosto e pimenta preta moída a gosto. Bata muito bem com uma vara de arames.
5-Verta o preparado sobre os brócolos e as batatas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 45 minutos, certifique-se que os ovos estão bem cozidos.



7.9.12

Maçã assada com gelado de baunilha


 Todos temos truques na manga para aquelas situações menos planeadas, como um jantar de amigos combinado á ultima da hora ou desejos de alguma coisa doce mas há pouco ingredientes na dispensa. Esta sobremesa é o meu truque, e a melhor parte é que posso confeccioná-la ou servi-la a qualquer altura do ano.

6.9.12

Molho Limonete

{Molho com cheirinho a verão para temperar saladas e legumes}


Ingredientes: 
150ml de Azeite extra-virgem
sumo de 1 limão
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá de salsa seca
1 colher de chá de manjericão seco
Sal fino a gosto

Preparação:
1- Numa tigela junte todos os ingredientes, preferencialmente pela ordem acima indicada (excepto o sal).
2- Bata todos os ingredientes com uma vara de arames ou um garfo. Prove e tempere com sal fino a gosto.
3- Regue a salada com o molho e sirva.



*Comentários: Apenas tempere a salada momentos antes de servir.
*Notas de Conservação: pode preparar o molho de véspera se desejar, guarde no frigorífico e bata novamente antes de utilizar, pois as ervas e a mostarda tendem a baixar e acumulam no fundo.



5.9.12

Açai love


Comi pela primeira vez açai há pouco tempo e adorei. O sabor é bastante difícil de definir, mas vou tentar: tem um ligeiro travo a terra (tal como a beterraba), doce e rico, devido á sua textura cremosa.


Fui com uma amiga a Matosinhos, a um bar descontraído de praia que serve uns pratinhos de açai, ideais para o pequeno-almoço ou lanche. Devo confessar que não estava totalmente convencida antes de experimentar. No entanto, o entusiasmo da minha amiga era imenso, sendo ela uma fã incondicional de açai (principalmente por ter comido aos quilos durantes as suas temporadas no Brasil) que me contagiou e tive que pedir, comemos as nossas taçinhas em pouco minutos, a minha: açai com iogurte, a dela: açai com granola. Fiquei rendida após a primeira colher…



Combinações: açai com iogurte, açai com granola, açai com banana e ainda açai com todos os anteriores.
Picaba, Edificio Transparente, Via do Castelo do queijo, nº395



*Açai – fruto de cor roxa, produzida em alguns países da américa latina e Brasil.
Apenas se consome a polpa do fruto, geralmente um preparado de polpa e xarope de guaraná e mel. Pode ser consumido sobre a forma de creme, gelado, geleia ou bebida.
O açai é uma grande fonte de energia, composto por gordura benéfica tal como o abacate.
(Fonte: wikipedia)









3.9.12

Gaspacho

Cresci a comer gaspacho, principalmente por ser a sopa preferida do meu pai (e uma das minhas preferidas também). Sempre que vou ao Alentejo ou a Espanha não perco uma oportunidade de comer um bom gaspacho, já vi gaspachos muito diferentes: uns mais vermelhos, outros mais alaranjados, triturados ou não, gelo ou água…para ser sincera gosto de todos.
Ideal para dias quentes…


{O meu gaspacho}

Ingredientes (para 6 boas doses):

1kg tomates maduros
1 pimento vermelho
2 dentes de alho
1 pepino (parcialmente descascado)
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
50 gr de azeite
1 ramo pequeno de coentros
Pitada de sal
Água

Preparação:

1-Lave e arranje os vegetais, tomate, pimento e pepino. Corte tudo em pedaços.

2- Coloque todos os vegetais num liquidificador juntamente com os restantes ingredientes, encha com água até cobrir tudo (se preferir mais líquido junte mais água, mais grosso menos água). Triture tudo e rectifique os temperos.