17.1.13

Profiteroles salgados (com pasta de presunto)


Dá-me imenso gozo pensar em novas receitas de petiscos ou fingerfood, especialmente devido á minha actividade. A massa choux é deliciosa e prática de comer á mão, apesar de ser mais emparelhada com molhos ou recheios doces, como nos éclairs ou paris-brest, acho que também combina lindamente com recheio salgados.

Para a massa choux {receita bimby}
1 colher de café de sal
1 colher de chá de açúcar
200ml de água
100gr de manteiga
160gr de farinha
4 ovos grandes
*nota: esta quantidade de massa faz cerca de 40 profiteroles





Preparação:
Deitar no copo a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Programe 5 minutos, temperatura 100ºC, velocidade 1.
Junte a farinha de uma só vez e programe 20 segundos, velocidade 4. Bata os ovos á parte e junte á massa, aos poucos, com a máquina sempre a misturar na velocidade 4.
Passe a massa para um saco pasteleiro e faça bolinhas, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Se as bolinhas ficarem com relevo na terminação, passe os dedos por água e alise gentilmente a saliência.



Leve ao forno pré-aquecido a 150ªC cerca de 30 a 40 minutos, deixe arrefecer completamente antes de rechear.


Pasta de Presunto:
150gr de presunto
250gr de queijo ricotta
Sumo de 1 limão



Preparação:
Pique o presunto em tiras ou pedaços pequenos.
Coloque o presunto picado numa taça e com ajuda de um garfo solte-o um pouco, junte a ricotta e o sumo de limão. Misture tudo muito bem.
Faça um corte nos profiteroles, já frios, e recheie com a pasta.






15 comentários:

  1. Adorei esta receita!!! Acho que deve ser uma combinação soberba de ingredientes :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. wow! vou ter de experimentar, mas já sei que apenas à 10ª vez devem sair tão bonitos :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão! E eu que tenho em breve a festa de aniv da princesa mais velha veio mesmo a calhar. Não sei é se vou usar o mesmo recheio (tenho pessoas na festa que não gostam de queijo), mas posso sempre fazer com paté de atum p. ex. ou então faço metade com cada :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Estes salgadinhos são deliciosos. Prefiro os salgados aos doces. Este recheio me parece perfeito, pois adoro presunto e ricota.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Isso deve ser uma maravilha, tenho que experimentar!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá! Que combinação maravilhos! Também gosto muito de profiteroles e acho que estes salgados devem ser maravilhosos!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  7. ADorei a ideia. Brilhante.
    Prefiro salgados e estes sabores são perfeitos.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana!
    Massa de choux é das minhas preferidas, na Qinta do Paço uma tibi ou um eclaires...mas com recheio salgado não perdem de forma alguma o seu glamour. Os profiteroles são bons
    e muito versáteis na culinária. Saboreava um(s) agora, se perto de mim estivessem:)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Uns profiteroles diferentes, uma versão decerto deliciosa com um recheio salgado !
    Sem dúvida que eu iria adorar ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adoro petiscos e finger food! :)
    Faço imensos jantares para amigos só com entradas e petiscos.
    E este profiteroles ficariam mesmo bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Adoro este tipo de petiscos!
    Massa choux é das minhas preferidas...ficaram perfeitos com esse recheio tão saboroso!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Sou tão gulosa por petiscos!,! Adoro! Apesar de nao gostar de presunto acho que estes so podem ter ficado maravilhosos!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!