31.1.13

Sopa de abóbora assada


A primeira vez que vi esta sopa foi no blog Cinco Quartos de Laranja  e a receita foi directamente para a minha lista de espera de “receitas a fazer num futuro próximo”, que cresce a cada dia que passa. Como no inverno não pode faltar uma sopa bem quentinha, arregacei as mangas e adaptei a receita ao meu gosto, aqui fica o resultado… 

30.1.13

Suspiros com pinhões e canela


Suspiro - Respiração, mais ou menos prolongada, e produzida por desgosto ou incómodo físico. Gemido. Ânsia. Som triste e suave. Murmúrio.
 Dicionário web

29.1.13

Moustache


O Moustache é uma coffee house ou cafetaria bem ao estilo Starbucks, mas com um pormenor importante é 100% português, e ultimamente um dos meus espaços preferidos da cidade do Porto. É o espaço ideal para tomar um café com amigos (e o café é mesmo bom), para almoçar ou lanchar, para encontros profissionais mais relaxados ou para trabalhar fora de casa, pois tem duas salas muito confortáveis com internet grátis.

Vale mesmo a pena espreitar e beber um caffé Latté Caramel e comer um cupcake.





Moustache
Praça Carlos Alberto nº104
Porto
Telf: 222082916






28.1.13

Tarteletes de cogumelos e espinafres

Não vou tentar enganar ninguém, dá mais trabalho e suja muito mais louça fazer mini-quiches ou tarteletes do que uma quiche em tamanho normal. No entanto, fica muito mais bonito na mesa estas tartes individuais, especialmente para servir em festas ou jantares especiais e como diz o ditado “para se ser bela sofre-se”…

27.1.13

A Beautiful Mess


Passo muito mais tempo online do que gostaria de admitir, na maioria do tempo a ler blogs. Desde que me aconselharam o blog das irmãs Elsie e Emma, A Beautiful Mess, fiquei completamente arrebatada! Especialmente devido á variedade de temas abordados: culinária, fotografia, decoração, DIY, entre outros. Tudo isto acompanhado de bonitas fotografias e textos pertinentes.




















25.1.13

Puré de maçãs verdes


No fim-de-semana sabe sempre bem um docinho, para relaxar do stress e da agitação da semana, é já quase uma tradição.
Este fim-de-semana que se avizinha promete ser bastante animado: encomendas, uma espreitadela no flea market e programa com as amigas.
Bom fim-de-semana a todos!


Ingredientes:
4 maçãs verdes
1 colher de café de canela em pó
150gr de açúcar
Sumo de 1 limão
50ml de natas cremosas

Preparação:
Descasque as maçãs e corte em pedaços pequenos.
Numa sertã ou tacho pequeno coloque os pedaços de maçã, o açúcar, a canela e o sumo de limão. Leve ao lume médio cerca de 15 minutos ou até as maçãs amolecerem e o caldo começar a fazer espuma.
Reduza a puré com um liquidificador ou uma varinha mágica.
Verta as natas sobre o puré e leve novamente ao lume baixo até ferver, mexendo sempre.

*Nota: Use este puré como acompanhamento de gelados, panquecas ou bolos de chá.Ou como recheio para tartes.






24.1.13

Robalo assado com tomate – cereja em rama e arroz de coentros

Quem costuma passar por aqui já deve ter reparado que tenho um fraquinho por tomates-cereja (aqui e aqui ). Não consigo resistir ao sabor destes tomates em miniatura e uso em inúmeras receitas. Para um sabor em pleno aconselho a usar tomates-cereja biológicos.

































23.1.13

Bolo de laranja e tangerina (bolo de anos)


Na véspera do meu aniversário um amigo perguntou-me em forma de brincadeira quem iria fazer o meu bolo de anos, a resposta era bastante óbvia: eu!
Nunca passo uma oportunidade de fazer um bolo de aniversário, quer seja para mim, para as pessoas que me são queridas ou para clientes. 


22.1.13

Um jantar especial


O mês de Janeiro não é, de todo, o meu mês preferido. Acho que por ser demasiado longo, frio, cinzento e bastante parado depois da agitação toda das festas. No entanto, existem duas coisas que animam o meu, não muito querido, mês de Janeiro: os dias começam a crescer e o meus anos.



Este ano decidi fazer um jantar em casa na companhia dos meus amigos mais próximos:

{a mesa}

21.1.13

Scones de Azeitonas

Nunca sei muito bem em que categoria se encontram os scones, serão pães?... ou bolos de chá? Talvez, devido á popularidade e reconhecimento têm uma categoria própria: são simplesmente scones!
Estes com um toque português…


18.1.13

Panquecas de framboesa (com mel e gelado)/ Raspberry Pancakes (with honey and ice cream

Gosto do fim-de-semana porque podemos fazer e apreciar pequenas coisas que durante a semana são quase impossíveis, como um pequeno-almoço demorado com panquecas acabadas de fazer, bem quentes e fofas.Nunca mais é sábado…

In the weekend I usually have the time to enjoy some little moments that are almost impossible to enjoy during the week, like having a late breakfast with freshly made, hot and fluffy pancakes. So nice…



17.1.13

Profiteroles salgados (com pasta de presunto)


Dá-me imenso gozo pensar em novas receitas de petiscos ou fingerfood, especialmente devido á minha actividade. A massa choux é deliciosa e prática de comer á mão, apesar de ser mais emparelhada com molhos ou recheios doces, como nos éclairs ou paris-brest, acho que também combina lindamente com recheio salgados.

15.1.13

tarte de lima e chocolate /saudades do verão



{Quando os dias estão mesmo frios e cinzentos é quando sinto mais saudades do verão… e há qualquer coisa no cheiro da lima que me faz lembrar o calor e o sol}

Ingredientes (8 fatias):
1 base de massa quebrada (receita aqui)
150gr de chocolate
raspa de 2 limas
1 lata de leite condensado
4 ovos

Preparação: 
1-Com uma faca, parta o chocolate em pedaços pequenos (entre 0,5 a 1 cm aproximadamente).
2-Coloque todos os ingredientes numa taça e bata tudo até ficarem bem misturados.
3-Forre uma forma tarteira com massa quebrada e recheie com o preparado.
4-Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 25 a 30 minutos ou até estar bem cozida. Deixe arrefecer completamente, guarde no frio até servir.

14.1.13

Pesto de espinafres e Quinoa com Pesto de espinafres

Por norma, quando faço pesto, faço em quantidade suficiente para alimentar uma família de 10, o que não é o meu caso. Mas assim fico com pesto suficiente para guardar ou congelar em pequenas porções e ir usando á medida que necessito, especialmente para aqueles dias em que não há muito tempo para cozinhar mas há muita fome!


11.1.13

Açúcar baunilhado

Gosto imenso de usar vagem de baunilha nas minhas sobremesas (como aqui e aqui ), mas a baunilha não é um ingrediente extremamente barato, portanto tento aproveitar e rentabilizar as vagens de baunilha, como por exemplo: fazer açúcar baunilhado.



1 a 2 vagens de baunilha
Açúcar branco
Frasco (que feche bem)

Preparação:
Após retirar as sementes da baunilha ( para usar em alguma receita) coloque a casca num frasco com o açúcar.
Feche bem e guarde num local fresco e seco.
Depois de uma a dois dias o açúcar terá o perfume e sabor da baunilha








10.1.13

Molho de queijo azul

{Não consigo imaginar a vida sem queijo, principalmente por ser um dos meus ingredientes preferidos.
Este molho é bastante intenso e muito versátil, pode ser combinado com carnes, peixe, saladas, tostas, pão e crepes. Um óptimo miminho para os apreciadores deste tipo de queijo}


9.1.13

Bolo de cacau e nozes/ Cocoa and nuts cake


Este post é nada mais, nada menos do que o post número 100! Não podia deixar de comemorar esta ocasião (que só acontece uma vez na vida do meu blog), com um bolo.
Mas ainda a pensar no período de contenção após a loucura das festas, este bolo não pesa demasiado na consciência.

This is my 100th post! I couldn´t let it pass by without a celebration; there is nothing better to celebrate than cake or a cake recipe.

7.1.13

Clafoutis de tomate-cereja

Apesar do nome pomposo francês clafoutis não é nada mais do que o tarte sem massa, o que a torna um pouco mais leve e menos calórica.
Retirei esta receita do livro Cozinha Francesa, fiz algumas alterações aqui e ali, sobretudo por falta de ingredientes, mas mesmo assim o resultado foi bastante bom e não durou muito tempo na mesa.
{mais sobre este livro aqui }





3.1.13

Crumble de maçã e amora



Há alturas em que apetece mesmo um docinho, especialmente no fim de uma boa refeição. Já que estamos com alguma contenção gastronómica, depois da loucura das festas, esta sobremesa calha mesmo bem, pois é principalmente composta por fruta e tem pouco gordura, e ninguém pode ficar com peso na consciência por comer fruta…

{imagem de dailydishonesty.com}