29.3.13

Arroz doce {batota}/{cheat} Rice pudding


Esta foi a semana das receitas fáceis, rápidas e eficazes. Nestas alturas em que o tempo é escasso (o caso das duas semanas) e que estou com bastante trabalho e compromissos é quando tiro da gaveta meia dúzia de receitas que resultam sempre bem. Um arroz doce tradicional demora bastante tempo a fazer, esta versão é muito, muito rápida e saborosa.

These last couple of weeks I´ve been overwhelmed with work and appointments, I usually reach to my easy and quick recipes that really work. A traditional rice pudding takes quite some time to make, this one is very fast to prepare and equally taste.

Boa Páscoa * Happy Easter 

27.3.13

Grissinis folhados/Puff pastry grissinis


Há dias em que estou na cozinha a fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, e é nestas alturas em que dou valor a receitas fáceis de preparar mas que são um sucesso na mesa, como esta espécie de grissinis que necessitam de apenas 3 ingredientes e estão prontos em 20 minutos… são o sonho de qualquer cozinheira atarefada!

Sometimes I´m in the kitchen prepping and cooking lots of things at the same time,  those times is when I love simple and easy recipes that really work at the table, like these sort of grissinis that only need 3 ingredients and are done in 20 minutes…they are the dream of any multi-tasking cook. 

26.3.13

Bolo de Chocolate e Chá Verde/ Chocolate and Green tea cake


Em dia de chuva não há nada mais reconfortante do que uma fatia de bolo de chocolate com todos os benefícios do chá verde.
 Lately the weather has been rainy and grey and there is nothing more comforting than a piece of chocolate cake with all the benefits of the green tea. 

25.3.13

Ovos escondidos/ Hidden eggs


Conheço algumas pessoas que têm imenso talento e imaginação para dar nomes a pratos e receitas, eu não sou uma das pessoas (como já devem ter percebido as palavras não são o meu forte). Esta receita de ovos recheados com salmão foi daqueles casos em que adorava ter um nome bonito e sugestivo para lhes dar, pois acho que este petisco merece. Aceitam-se sugestões…

Some people have a natural talent to name recipes and dishes, I´m not one of those people; actually words are not one of my strong suits. Still I would like to have a suggestive and cute name for this stuffed eggs recipe, I accept sugestions…

24.3.13

rotinas de um domingo #26


Todos os domingos podemos encontrar no blog da Vanessa One life One Chance, um dos blog que sigo  com muito prazer, uma rubrica que se debruça sobre rotinas e hábitos de domingo de autores de outros blogs...este domingo estou por lá <3




22.3.13

Morangos macerados/ Macerated strawberries


Como já devem ter reparado, pelas receitas que publico aqui, adoro usar morangos em doces e sobremesas. De toda a fruta fresca que conheço acho que este fruto vermelho acaba por ser o mais consensual, agrada a quase toda a gente, por isso é sempre uma boa opção para servir de sobremesas em jantares ou festas, nem que seja uma simples tacinha de morangos com açúcar.

As you might have noticed, by the recipes I have posted, I love using strawberries in sweets and deserts. This little red fruit pleases almost everyone, so is always a safe choice to serve in dinner and parties. 

21.3.13

Empadas de alho-francês e bacon/ Leek and bacon mini-pies


…e finalmente chegou a Primavera! Estou desejosa que cheguem os dias mais longos e mais quentes, e pelos lanches ao pôr-do-sol.

…finally Spring has arrived! I´ve been craving for longer and warmer days, and small sunset parties.

20.3.13

Food styling workshop


No início de cada ano escrevo uma lista de objectivos e resoluções para realizar durante esse ano. No topo da minha lista para 2013 coloquei: aprender e desenvolver aptidões fotográficas. Quando o Fred Gomes anunciou um workshop We Blog You  dedicado á fotografia de comida fiquei super entusiasmada. Um fim-de-semana intensivo a aprender a fotografar objectos e comida era mesmo o que eu estava a precisar.

19.3.13

Salada de pepino, abacate e salmão fumado/ Cucumber, avocado and smoke samon salad


Para mim a refeição perfeita deve incluir uma entrada, um prato e uma sobremesa. Mas para ser honesta isso não acontece muitas vezes, aliás apenas acontece em dias especiais, com muita pena minha. E já que estou a construir o cenário ideal, uma salada é sempre uma boa opção de entrada. Esta salada pode ser um óptimo começo de uma primorosa refeição, simples e com um equilíbrio encantador de sabores e texturas.

For me the perfect meal should involve an appetizer, a main dish and a dessert. However these kind of meals only occur in special days, I would like if it happened more often. In the process of making the ideal menu for a special dinner, I always think of salads as a good option for an appetizer. This particular salad is very simple to prep and has the perfect balance of flavors and textures.

15.3.13

Crackers caseiras/ Homemade crackers


Esta receita é uma adaptação de uma antiga receita de bolachas de água e sal retirada da colecção de revistas de culinária da minha mãe. Já a tenho, escrita num papel com desenhos de flores e borboletas, desde os meus 10 anos (por isso não consigo creditar o autor, não encontro o artigo original). Guardo esta receita com especial carinho pois foi uma das minhas primeiras experiências culinárias, costumávamos fazer estas bolachinhas aos domingos á tarde para depois comer com queijo, compota e chá.

This recipe is an adaptation from an old crackers recipe taken from my mother´s cooking magazine collection. I kept it, in a paper with drawings of flowers and butterflies, since I was 10 years old. It has a special meaning, we used to bake these crackers on Sundays afternoons and eat then with cheese, jam and tea. 

14.3.13

Batido de morango e gelado de baunilha/ Strawberry and vanilla ice-cream milkshake


Os dias já estão visivelmente mais longos e o sol começou a espreitar, só está a faltar o tempo ameno e o cheirinho da Primavera.

Now the days are longer rand the sun shines, the only thing that´s missing is the warm weather and the smell of springtime. 

13.3.13

Saquinhos de papel Kraft


Não consigo explicar porquê mas sempre achei estes saquinhos de papel castanho/papel kraft amorosos! Associo estes sacos a padarias e pastelarias, com pães ou bolinhos quentes dentro, ou então, a sacos de compras de filmes americanos. Seja como for, acho que são mais apelativos de que outro tipo de embrulhos do género, por isso costumo ter estes saquinhos sempre em casa para diversas finalidades: oferecer sobras de festas a convidados e amigos, para levar sanduíches para o trabalho ou como lanchinho e por último para fazer embrulhos de pequenas lembranças.


      Um saquinho de bolachas caseiras é sempre um bom miminho para oferecer a alguém de que gostamos

12.3.13

Bolo Mármore


Quando andava na escola, não me lembro bem do ano mas teria entre 10 a 12 anos, havia todos os dias bolo mármore na cafetaria da escola. Logo após o almoço, a cozinheira responsável pelos doces, começava a preparar o bolo, e á hora do lanche estava a sair quentinho do forno. Por volta das três da tarde formava-se uma fila no balcão do bar, pois todos os dias um sortudo ou sortuda tinha a oportunidade de rapar a colher. Assim, a cada dia era premiado um “lambedor” diferente, o prémio: uma colher de pau cheia de massa de bolo.

11.3.13

Chips de batata-doce e beterraba

Para alguns as batatas fritas são o melhor petisco do mundo! Talvez esteja a exagerar um bocadinho, mas a verdade é que umas batatas fritas caem bem em inúmeras situações como petisco ou acompanhamento. Para variar do formato original, que todos estamos bem familiarizados, resolvi fazer batata-doce frita e beterraba frita para servir como petisco num encontro de amigos. Correndo o risco de parecer um bocado convencida, estas chips foram um sucesso e foi vê-las a desaparecer…

10.3.13

Ementa nº 9


As visitas ao supermercado e as decisões culinárias tornam-se mais fáceis quando planeio uma ementa para toda a semana, mesmo contando com um a boa dose de imprevistos.

Segunda:
Lombos de pescada em papelotes acompanhados de couscous com verduras 
Salada de fruta com iogurte grego

7.3.13

Crème Brûlée de gengibre


Tenho uma confissão a fazer: não sou grande apreciadora de gengibre. Mas acredito que os gostos podem mudar com o tempo, pois os meus já mudaram bastante ao longo da minha -não muito longa- vida. De forma a tornar-me uma petiscadora de gengibre convicta, resolvi introduzi-lo em pequenas quantidades em alguns pratos e doces. Esta receita foi um dessas sobremesas, uma infusão de gengibre fresco, laranja e baunilha.

5.3.13

Como fazer um Cartouche


Para quem não tem paciência para untar e polvilhar formas utilizar um cartouche pode ser uma óptima solução, é perfeito para tartes, quiches e alguns tipos de bolos. Cartouche, palavra de origem francesa, usada para designar um pedaço de papel vegetal (ou outro tipo de papel de uso culinário) cortado em forma de círculo.

Como fazer um Cartouche:


1-Colocar o papel vegetal sobre toda a superfície da forma que vai utilizar, cortar a direito, deixe alguns centímetros de margem de segurança. 

4.3.13

Muffins de mirtilo e chocolate


Tenho uma vasta colecção de forminhas de papel de queques, de várias cores e feitios, simplesmente porque acho que são amorosas. Assim, tento sempre combinar os sabores e recheios dos bolinhos com as cores e desenhos das forminhas. Escolhi combinar estes muffins de mirtilo e chocolate com estas formas de papel lilás, com um discreto desenho de renda (as minhas forminhas preferidas da colecção).

Formas de papel: Pasgelpan

1.3.13

Cacetinhos recheados com molho de tomate caseiro e atum


Hoje é sexta o que significa que daqui a poucas horas é fim-de-semana. Estas bruschettas/ sanduíches quentes/ petiscos (não sei que categoria atribuir a esta receita) são perfeitas para uma refeição descomprometida de fim-de-semana.